terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Arhat Theravada

Um praticante Theravada no caminho de ver que medita constantemente na vacuidade atinge o caminho da meditação. Dentro do caminho da meditação existem 9 divisões ou estágios. Estes correspondem aos 9 níveis de obstáculos à liberaçao. Quando estes forem eliminados, o meditador se torna um Arhat e alcança o caminho do não mais aprender.

Este é um estado de imensa paz e felicidade, um êxtase. As aflições mentais como o apego, a raiva, a ignorância foram completamente eliminadas, a mente esta fresca e calma, como a lua. Livre da existência cíclica, este meditador atingiu a liberaçao ou o Nirvana.

Quando um praticante atinge o Nirvana, seu êxtase mental e físico se tornam incomensuráveis. Tem também uma habilidade imensa de beneficiar os outros, manifestando-se em centenas de diferentes formas, dando ensinamentos em vários lugares ao mesmo tempo. Ensina através da fala, das açoes e através dos poderes mentais. Permanece na absorção meditativa durante centenas ou milhares de anos e é pode ser considerado um objeto de refúgio.

Ainda não atingiu a Budeidade, que só pode ser atingida trilhando o caminho do Bodhisattva até o fim.

Um praticante então pode iniciar sua pratica no caminho do Bodhisattva ou atingir o estado elevado de um Arhat e em seguida seguir as praticas de um Bodhisattva.

(anotaçoes do "Treasury of Dharma" de Geshe Rabten)

Nenhum comentário:

Postar um comentário