terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Votos principais de um Bodhisattva


1. não matar, encorajar outros a matar, regozijar ao matar.
2. não roubar ou encorajar outros a roubar.
3. não exercer a má conduta sexual.
4. não mentir, usar palavras falsas, fofocar, mas ter a fala correta.
5. não vender, fazer comércio com bebidas alcoólicas, drogas ou armas.
6. não revelar os defeitos da sangha.
7. não falar mal de outros enquanto se auto afirma.
8. não ser sovina ou abusivo.
9. não guardar raiva ou rancor.
10.não falar mal das três jóias.

O difícil para nós não é necessariamente deixar de matar ou roubar, ou deixar de vender substâncias que façam mal ao outro como o álcool, armas ou drogas.
Mas a mentira, mesmo que pequena, a fofoca, o tom abusivo, o abuso de poder, a raiva e o rancor fazem parte da vida humana, diariamente, semanalmente ou se temos muita sorte mensalmente. Depende do trabalho, das relações, do próprio karma. Todos dentro do Samsara, partilham destas negatividades.
Quando tomamos um voto, o que acontece é que a mente se torna muito mais atenta, este aspecto específico que é o voto se torna muito claro para nós e vemos ele surgir parece que muito mais vezes, como se tivéssemos mais vontade de mentir por exemplo, depois que tomamos o voto! Não temos mais vontade, apenas muito mais atenção direcionada a este aspecto da mente e da fala. Como quando decidimos alugar uma casa, de repente aparecem muitas placas de ´aluga-se`, e em lugares que nunca imaginamos, de fato não há mais placas, mas mais atenção de nossa parte.
Tomar votos é bom para a sociedade, imagine não precisar trancar a porta ou gastar dinheiro com alarmes porque sabemos que aqueles a nossa volta não roubam e não matam. Os animais também sentem esta energia do voto, em centros de retiro no campo, chegam muito perto das pessoas e das casas como se soubessem, aqui tudo bem. Quando temos votos sinceros geramos confiança, bem-estar e paz nos outros seres. Tomar votos requer muita honestidade e constantes upgrades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário