terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Origem do Treinamento Mental


A origem do Treinamento mental é atribuída ao mestre Indiano Atisa Dipamkara do monastério de Vikramasila. Atisa veio ao Tibet durante a 1a metade do século XI. Não esta claro se Atisa é pessoalmente responsável pela emergência dos ensinamentos do Treinamento Mental como o conhecemos hoje. Atisa nunca usou o termo ´Treinamento Mental`.

O texto mais antigo com este nome é o de Langri Thangpa, os "Oito Versos do Treinamento Mental" e o texto de Chekawa "7 pontos do Treinamento Mental".

Estes dois textos surgiram um século depois de Atisa.

Dromtonpa (discípulo principal de Atisa) se refere ao Treinamento mental em suas escritas.
Potowa (discípulo principal de Dromtonpa) assimila o Treinamento Mental diretamente à prática de Equalizar-se aos outros ou ´Equalizing self and others`.

Serlingpa é reconhecido como o mestre mais importante de Atisa, mesmo sendo da escola Cittamatra. Isto porque foi ele quem ensinou a Atisa sobre a mente de iluminação, ou Bodhicitta, o ensinamento mais importante do Mahayana, a porta de entrada para o Mahayana.

Serlingpa foi um grande mestre nos séculos IX e XI. 6 obras de Serlingpa estao incluídas no ´Tengyur` Tibetano incluindo um comentário do ´Ornamento de Clara Realização` de Maitreya e outro sobre ´O Guia do Bodhisattva` (Bodhicaryavatara) de Shantideva.

Sharawa e Chekawa organizaram os ensinamentos de Atisa sobre o Treinamento Mental na forma dos 7 Pontos.

Os 7 Pontos do Treinamento Mental se tornaram extremamente influentes, e após o século XV se tornaram sinónimos com o Treinamento Mental em sí.

Seguindo estes pontos, meditando, contemplando, estudando, pensando, podemos desenvolver a Bodhicitta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário